2007-12-16

Abaixo o Fanatismo

Se tem algo que realmente me irrita é o tal do fanatismo, seja ele religioso, político ou por futebol. Não sei dizer qual é o pior.
Os fanáticos religiosos, que acrescentam a expressão: Glória a Deus em todos os seus finais de frase e que ignoram totalmente o fato de vc já ter uma religião e estar satisfeito com ela, insistindo em pregar suas crenças e te convencer que o caminho dele é o único caminho da salvação.
Os fanáticos políticos, que também são um porre, com seus discursos longos e chatérrimos onde você jamais pode divergir de suas convicções se não quiser vê-los irados e exaltados.
Mas os fanáticos por futebol acho que conseguem encabeçar a lista dos seres irritantes.
Eu gosto de futebol, acho até bacana simpatizar com um time e torcer por ele, mas tudo dentro dos limites da normalidade.
Com a queda do Corinthians para segunda divisão assisti cenas pela televisão que me provocaram repulsa. Aquele povo cantando com todo ardor: Vivo por ti Corinthians e chorando desesperado como se realmente tivesse acontecido uma verdadeira tragédia. Considero isso ridículo, patético, de uma pobreza de espírito sem tamanho.
O dia que eu viver por um time de futebol, acho que prefiro me matar porque minha vida vai estar verdadeiramente sem sentido. E chorar daquele jeito então? Eu choro quando assisto que existem crianças morrendo de fome, quando vejo cenas de violência gratuita e penso que ainda pretendo por um filho num mundo desses, chorei quando o Lula foi reeleito (mas não por fanatismo político e sim de vergonha do meu país) agora está pra nascer um dia que um time de futebol vai me deixar destruída, tirar meu bom humor ou qualquer coisa do gênero.
É absurdamente inaceitável um país onde as pessoas se matam por futebol (e isso acontece no Brasil com uma freqüência maior do que vcs possam imaginar, segundo umas estatísticas que eu estava lendo). Tudo que passa da dose corre um sério risco de se tornar destrutivo, mas infelizmente nem todo mundo enxerga isso.
Perdoem o tom revoltado desse texto, mas fanatismo é realmente algo que não me desce de forma nenhuma, ou melhor, mais que não tolerar é algo que eu abomino com todas as forças.

|


1 : Adicione seu Ingrediente (Blogger):

Jac C. disse...

Oi Cinn!
Tô em casa por esta semana curtindo o lar e resolvendo talvez as últimas pendências.
Aproveitei pra vir aqui te ler.
Concordo com vc em gênero, nº e grau.
Pra tudo, sua dose certa... não aos exageros e excessos e isso vale pra bem mais que fanatismo.
Somente hj mexi no extreme.
Tá lá! Vamos ver agora se me entendo com o troço...rs
Beijos