2008-03-05

Ensaio sobre a Dor

Sempre vivi com voracidade tanto o riso como a dor. E quando falo de dor não imaginem que tive fatos de grande gravidade em minha vida porque sinceramente não os tive. Não tive pai alcoolatra, não sofri nenhuma forma de abuso sexual, não tenho traumas de infância, nunca passei por dificuldades financeiras, nunca perdi alguém realmente próximo, enfim até aqui tive uma trajetória bastante tranquila e sou grata a Deus por tal feito. Porém isso não quer dizer que não tive as minhas dores. Elas podem ser irrelevantes se comparadas a pessoas que passaram por algumas dessas coisas que citei ou por outras até piores, mas dentro de mim não foram nada irrelevantes. Porque fui eu que as senti. Porque foi o meu coração que se dilacerou e só eu sei o quanto realmente me doeram. Eu não menosprezo a dor de ninguém e não gosto que menosprezem as minhas. Dores nunca serão desprezáveis para quem as sente. Ás vezes o que é fundo pra gente pode ser raso para o outro, mas a verdadeira profundidade só sabe quem carrega. O mesmo acredito que aconteça com a felicidade. Já dizia sabiamente Caetano: "Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é."

|


5 : Adicione seu Ingrediente (Blogger):

♥ Grazy disse...

ahhh que legal..

eu tenho 19 moro no interiro de sampa

=]

aii estaá
.. Libra

Simbologia de Libra 7º Signo do Zodíaco - 23 deSetembro a 22 de Outubro
Príncipio: Ativo
Dia: Sexta feira
Elemento: Ar, Cardeal
Pedra: Opalina
Parte do corpo: Região lombar e rins
Metal: Cobre
Estação do ano: Inío da Primavera (Hemisf. Sul)
Côr: Rosa - tons de Lilás
Planeta Regente: Venus
Incensos: Almíscar
Libra: O dom do Amor
Comportamento Geral :
Este dom do amor de Libra trata do amor conciliador.
A busca da união que deve haver para cada "pessoa - universo" distinto. O sentimento do pertencer.

Libra lembra a cada um de nós de que nós nos completamos através da união e do amor, seja no íntimo seja na comunidade da qual fazemos parte.

A personalidade Libra é toda doce, amável, afável. Tudo o que mais deseja é agradar e ser aceito.

A personalidade libriana se desenvolve a partir de seus relacionamentos e dos sentimentos que lhe são espelhados.
Se você perguntar a um libriano se ele deseja sair para ir ao cinema, ele possívelmente lhe retornará com outra pergunta, do tipo: "você quer ?"

A identidade de Libra se manifesta pela sua inserção ao grupo.
Daí que quando se trata de tomar alguma decisão, o libriano sofre, pondo e repondo pêsos na balança.
Na verdade, seu problema é justamente aí: Libra gostaria de poder optar sem desequilibrar a balança.
Não se conforma com a idéia de que se escolher um caminho estará abrindo mão de outro.

Nesta busca do equilíbrio, nada espantoso de que seja uma pessoa diplomática capaz de exercer julgamentos imparciais.
Certamente a expressão: "vamos agradar a gregos e troianos" saiu de uma alma libriana.

Fica ainda mais fácil compreendermos agora o fato de que Libra detesta injustiças.
Ele é O justiceiro do zodíaco e nos surpreenderá com a destreza com que manipula a espada da justiça.

Em conformidade com Venus, seu planeta regente, a personalidade Libra desenvolve um senso estético refinado (são ótimos decoradores inclusive), e frequentemente cultivam um comportamento de requintada educação.



..........................

7
LIBRA ou BALANÇA
23 de Setembro a 22 de Outubro
(180º à 210º)



"EU AMO" - "EU EQUILIBRO"

Sem limites para a paixão...
Libra, o sétimo signo do zodíaco, representa uma combinação dos seguintes fatores: domínio de Vênus, exaltação de Saturno, queda do Sol e exílio de Marte.

Libra é o único signo do zodíaco (de zodion = animal) não representado por um ser vivo - seu símbolo é uma balança - coisa a primeira vista estranha, tratando-se do signo regido por Vênus, a deusa do amor e dos relacionamentos!

Mas a escolha desse símbolo se explica: a balança tem dois pratos, e a posição de cada um deles é sempre definida em relação à posição do outro. Quando um dos pratos está mais pesado, e portanto desce, o outro inevitavelmente sobe.

E o que é o relacionamento, se não a união de duas partes cuja identidade é sempre tomada por referência à outra? Alguém pode ser homem - esta condição tem um significado completo em si mesmo. Mas ser marido só faz sentido se houver o outro prato da balança - a mulher!

Vênus, em seu domínio de Libra, não é idêntica a Vênus - Touro. Em Libra, este planeta revela muito mais a característica que fez de Ishtar, deusa dos babilônios correspondente à nossa Vênus, simultaneamente uma divindade do amor e da guerra.

Toda relação entre pessoas é, para Vênus - Libra, uma cooperação, um jogo e uma guerra. Em Libra, Vênus é mais propensa à mudança do que em Touro; em Libra os movimentos são mais ágeis, adaptados constantemente à reação do outro, como as jogadas num tabuleiro de damas.

Aqui é quase tão grande a consciência do outro como a consciência de si mesmo - nós jogamos, porque eu jogo, você joga. Em busca de equanimidade faz com que esse signo não represente o melhor terreno para a manifestação do Sol - que se derrama, se espalha, às vezes invadindo o espaço alheio.

Já Saturno, para quem "limites" é uma palavra chave, tem em Libra o signo de sua exaltação. O objetivo é deixar os pratos da balança da mesma altura, cada qual se disciplinando o suficiente para atingir o difícil equilíbrio. Em Libra vem à tona uma faceta de Saturno: a conseqüência.

Uma jogada gera a jogada seguinte do parceiro/adversário, pois amor com amor se paga. Por que, então, o exílio de Marte em Libra, se esse signo também tem embutido um traço de competitividade e confrontação?

É que Marte é o planeta da iniciativa, capaz de sozinho abrir seus caminhos, desdenhando muitas vezes a ajuda alheia, enquanto Libra atinge seus melhores resultados pela via da cooperação.

O ambiente dominado pelo aspecto masculino dos pais, isto é, pela necessidade de cada um deles assumir seu próprio papel no mundo, pode ser interpretado por quem nasce sob esse signo como um tipo de conflito entre pai e mãe.

Mas ainda, pode muitas vezes, levar a pensar que sua existência atrapalha o relacionamento familiar, que é um peso para pai e mãe.

Esse tipo de confronto é muitas vezes, carregado pela vida toda, exigindo um grande esforço para não viver qualquer tipo de fracasso em seus relacionamentos, o que obriga a uma série de concessões.

A pessoa de Libra, assim como os nativos de Gêmeos, não conseguem definir com clareza se é o pai ou a mãe o personagem dominante em sua formação.

Apesar da predominância de qualidades masculinas, expressas numa necessidade de expansão e de ocupar espaços no mundo, ela não sabe a quem atribuir isso, uma vez que pai e mãe possuem essas características.

É possível que este nativo seja magnetizado mais facilmente por um amor equilibrado, onde possa demonstrar com tranqüilidade todo o seu carinho. Mas nada impede que o signo de Libra acabe balançando nas gangorras de um romance livre e de emoções intensas como as da paixão.

Para o libriano, a coisa mais importante é o contato com as pessoas. Busca sempre um relacionamento feliz e harmonioso e para tanto, não mede esforços.

Gosta de conversar e discutir amigavelmente, tendo argumentos para tudo. O relacionamento com os outros é seu forte. É o signo do equilíbrio.

O libriano é uma pessoa acessível e afável, sua gentileza salta aos olhos, é refinado e detesta ambientes bagunçados ou desarmônicos. É racional e por vezes, indeciso, leva sempre em conta o ponto de vista alheio.

Ligado à beleza e também à luta, pode ser manipulador e superficial. Seu grande desejo de justiça faz com que pese demais os prós e os contras, caindo na indecisão.

Dinamismo: Grande capacidade para iniciar e estabelecer uniões e associações (ar) devido a predominante capacidade plástica e permeadora (úmido). A ação exercida sobre o mundo exterior (masculino), freqüentemente de acordo com valores estéticos e diplomáticos, neste último caso ela procura estabelecer com o mundo algum tipo de colaboração pela aceitação do contato legalizado (Saturno exaltado).

Integração sensorial e afetiva na existência (Vênus) concretizada que não exclui valores racionais de discriminação, análise e comparação (Saturno). Consequentemente isto pode dispor ao sentimento de justiça, ao refinamento lógico e estético, ao espírito de conciliação, etc.

Entretanto a carência de agressividade conquistante (Marte) e de uma certa força votiva (Sol) pode levar a injustiças, a indolência, a indecisão, ao desequilíbrio, ou então à paixão (falta de Marte) e a defesa antecipada como meio de compensação (falta do Sol e de Marte).

Os conflitos são da cruz cardinal e as soluções podem ser estruturadas num nível de uma compreensão de uma justa e equilibrada relação (trígono de ar).

Tarefa: A ti Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente de seus deveres para com os outros, para que possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado das suas ações, Hei de levar-te aonde quer que haja discórdia e por teus esforços te concederei o dom do amor.

Abaixo (do lado direito da tela), a autoridade postal da República da Áustria emitiu em datas diferentes, quatro séries com quatro selos cada uma, compondo 16 selos, dos quais 12 mostram a Astrologia através dos signos do zodíaco e 4 selos celebram o Ano Novo do Horóscopo Chinês. Todos são auto-adesivos e foram emitidos em folhas de 8 selos, com valor facial de 0,55 € cada. As três primeiras séries foram emitidas no Ano do Galo. A quarta e última série foi emitida no Ano do Cachorro.

Astroset I - 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
Astroset II - 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
Astroset III - 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
Astroset IV - 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes
Do lado esquerdo, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Bósnia Herzegóvina em 15/04/2004, com valor facial de 0,50 centavos de Marco conversível cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

LUA EM LIBRA
Os interesses culturais e artísticos do libriano podem ter origem numa existência passada na antiga Índia, ao lado de músicos e poetas, ou na Grécia da época pré-cristã, que lhe ofereceu a oportunidade de conhecer pessoas letradas. Ele pode também ter vivido entre os artistas da renascença italiana.
Dia: A descontração é a tônica deste dia de muito equilíbrio e ótimo astral. A passagem da Lua por este signo torna as pessoas mais ternas, tolerantes, compreensivas e harmoniosas nas questões artísticas e afetivas, cria uma excelente ocasião para esclarecer mal-entendidos e resolver assuntos delicados, que pedem tato e diplomacia. A comunicação se dá de maneira natural e descontraída e os encontros amorosos são favorecidos. Ativa o senso estético, a cortesia e a elegância. Abre campo para boas associações, compromissos, casamentos, diversões, jóias, vestuários, as artes e as viagens terrestres.

Saturno em Libra: Pedra nos rins. Os relacionamentos, as associações e a sensibilidade tem que ser trabalhados, assim como a firmeza ao ter de tomar decisões importantes na vida. Equilibrar é o caminho mais inteligente para conquistar aquilo que se deseja: depender e dominar não são as únicas saídas.

Em vidas passadas, a pessoa pode ter se casado sem amar o parceiro, apenas por dinheiro ou status. Agora, pode demorar até encontrar um amor verdadeiro. Deve aprender também a não esperar demais de seu par, do contrário, poderá se sentir frustrado emocionalmente.

Casa 7: Relaciona-se com as associações, o casamento, sociedades, sociedades comerciais, marido, processos, parceiro, questões legais, amante fixo, noivo, segundo filho, divórcio. Mostra a capacidade das pessoas de se voltarem para as outras, o ambiente que construímos para referenciar nossa realidade pessoal (essencial), a projeção da minha consciência, o que a minha consciência percebe, o que falta em mim e o que eu procuro. Também pode representar os inimigos declarados.

1º eixo Áries - Libra: Missão diplomática, agressividade, relacionamento, o parâmetro dos dois é sempre o outro, ambos tem necessidade de conquista, Áries conquista brigando, é sempre "pra já", e Libra conquista conversando, "deixa disso".

Saúde: Libra governa os rins, a bexiga, uréter, sistema vaso motor, útero, ovários, umbigo, pele, região sacro lombar, glândulas seminais e renais, pâncreas, vértebras lombares, quadris, nádegas, coluna vertebral e a circulação venosa. Qualquer alteração no modo de vida do libriano, resulta de imediato em sérios distúrbios renais. Recomenda-se o consumo de morangos, pois estes ajudam a manter a balança entre os ácidos e os fluídos normais do corpo.

Exercício: De joelhos com as mãos no chão e braços esticados, levante a coluna para cima e depois relaxe, repita dez vezes. Sempre que possível corrija a sua postura ao sentar.

Personificação: Signo humano, intelectual, loquaz e pouco agressivo. A balança, os que ficam em cima do muro. Significa uma época de repouso, onde as formas exteriores começam a desvanecer para dar lugar as formas mais interiores.

Aparência: Signo de média constituição, elegante, refinado, charmoso e doce. Rege todos os cremes de beleza e os banhos de pétalas de rosas.

Animal: Animais e aves exóticas.

Profissão: esteticista, cabeleireira, assistente social, pintor, recepcionista, vendedor de objetos de arte, avaliador, relações públicas, radialista, músico, desenhista, maquiador, decorador, florista, jornalista, escritor, ecologista, modista, analista de sistemas, guia turístico, filósofo, sociólogo, sindicalista e modelo fotográfico.

Planeta: Vênus, que lhe propicia energia para a arte e o amor. Com sua natural diplomacia, você age de modo apaziguador, buscando semear a paz no ambiente em que vive.

Qualidade: Cardeal, impulsividade expansiva.

Elemento: Ar.

Elemental: Silfo.

Estação: O início do outono.

Dia: Sexta-feira.

Cor: Azul, azul esverdeado, anil, rosa, verde e amarelo.

Mineral: opala, opala azul, citrino, esmeralda, jade, água-marinha e safira.

Metal: Cobre e bronze.

Vegetal: Rosa, papoula, orquídea, clorofila, narciso, lírio, camélia, flor-de-baunilha (símbolo da calma), flor de romã, rosa de Alexandria (símbolo da beleza), jasmim branco (expressão da amabilidade) e buquês no geral.

Chacka: 3º e 4º.

Aroma: Rosa, lavanda, ópio e maçã.

À mesa: Comidas exóticas, clara de ovo, iogurtes, groselha, pêssego, pêra e cereja. Devem evitar frutos do mar e defumados, preferindo as carnes magras, os legumes e as frutas.

Nota musical: Lá.

Arcanjo: Anael.

Plano de vida: Mental.

Regente esotérico:

Missão esotérica: Levar vivo o javali de Hirinanto.

Mitologia: Este signo tem pouco referencial mitológico, talvez pelo fato de ser o único representado por um objeto inanimado. Alguns associam Libra à balança de Osíris, usada para pesar as almas. Outros associam o signo à Júlio César, aclamado por seu senso de justiça.

O signo de Libra está associado ao mito de Têmis, deusa da Justiça, filha de Celo e da Terra. Têmis queria a toda prova manter sua virgindade, mas Júpiter conseguiu desfazer seu intento, o que a fez dar à luz Astréia.

Têmis é a personificação da justiça, das leis e dos costumes. Presencia as deliberações dos deuses e dos mortais. Todos os tratados são postos sob sua imediata proteção.

Era representada com uma balança na mão (símbolo da ponderação, da equidade e da harmonia) e com uma venda nos olhos, representando a imparcialidade que deve reinar nos julgamentos. Pallas Athena.

Tarôt: O Enforcado e A Justiça. Tarôt Cigano: Moeda.

Runas: Fehu, gebo, P, Inguz, jera e Algiz.

Simbologia: Desde a antigüidade a balança é apontada como símbolo do equilíbrio perfeito, da harmonia, da sabedoria e da justiça. Entre os cristãos é o símbolo do Juízo Final, quando todas as almas serão julgadas e a justiça divina prevalecerá sobre todas as coisas.

Libra Ascendente em:

Áries: Conflitos entre estar só e de relacionar-se, confere maior simpatia e otimismo, decidido e dinâmico, mas enjoa fácil de tudo, seja mais responsável.
Touro: Profundo amor pela beleza orientando uma vida mais positiva e harmoniosa, reforça o talento artístico e torna-se amoroso e gentil, é um ótimo amigo.
Gêmeos: Confere insegurança e indecisão, grande capacidade de comunicação e inteligência, estando sempre rodeado de grandes amigos.
Câncer: Confere indecisão, timidez, busca o apoio nos outros, desperte o seu lado aventureiro para superar-se.
Leão: Maior vitalidade, extroversão e segurança, inconstância nos relacionamentos e exibicionismo.
Virgem: Poder de decisão, pensamentos mais racionais, sucesso profissional, mania de perfeccionismo e não admite falhas.
Libra: Redobra as características, no amor se torna mais egoísta, passional e possessivo, é cheio de amigos, espontâneo e alegre.
Escorpião: Aumenta a segurança pessoal e a introversão, dá otimismo, alto astral e positivismo.
Sagitário: Aumenta os dons artísticos e intelectuais, pessoa comunicativa, cheia de vida, de aventuras e sonhos.
Capricórnio: Aumenta o espírito prático, a força de vontade, a determinação, a segurança, a responsabilidade, dá valor às coisas, garante o sucesso profissional, é um vencedor.
Aquário: No amor a inconstância é duplicada, entrega-se a fantasias, e quer resolver os problemas dos amigos e do mundo.
Peixes: Aumenta a insegurança, aprofunda os sentimentos espirituais e intelectuais, fica mais sensível e romântico, está sempre precisando de amor e carinho, e chora à toa.


espero que tenha apreciadooo

bjus

Jana disse...

Eu pensei nessa musica quando li o post no inicio, cada um sabe o tamanho de sua dor... Eu infelizmente passei pelo que vc cita no inicio, doi, mas pequenas grandes dores são igualmente dificies, garanto...

Beijos

(marta entre parênteses) disse...

mais do que certa...
faço das palavras de caetano as minhas..
;*

Etc e tal disse...

Uma vez eu escrevi um texto parecido no meu diario, se chamava a a medida da dor, eu acredito que nenhuma dor é pequena eu acredito que cada um sabe o que sente, não importa o que de fato aconteceu para vc sentir, o sentimento tem vida própria ele não tem como controlar, ninguém deve subestimar o que o outro sente pq cada um sabe onde doi.

Bjusssssssss

casualeblog disse...

Dor é dor, e só quem sente é que conhece a sua intensidade. E se dói, não devemos desmerecer, pois nos faz sofrer. Só devemos dar um jeito de aprender a lidar com elas...
Beijos e dias melhores, Cin.
Mel